Clique nos links abaixo ou utilize a barra de rolagem


- Datas para celebrar
- O que é o Action Day? (Edições anteriores e calendário mundial multilingue)
- Action Day Brasil 2010
- Biodiversidade no NING
- Twitter - Fale com: revistageo@escala.com.br


Realização 2011: Revista GEO, Instituto Butantan

terça-feira, 27 de abril de 2010

Datas para celebrar

O Dia Mundial do Planeta Terra, 22 de abril, existe desde 1970, desde que um senador norte-americano comandou o primeiro protesto ambiental dos EUA. É um dia para refletirmos sobre equilíbrio e preservação dos ecossistemas, dos recursos naturais e das florestas que os abrigam. Cobrindo cerca de 30% da superfície terrestre atualmente, elas possuem uma rica diversidade biológica e promovem a proteção dos mananciais, enquanto suas atividades, sem interferências humanas, são essenciais também para o solo, a flora, e a fauna – harmonia necessária para a sobrevivência humana e o equilíbrio do clima.


No dia 22 de maio, comemoramos o Dia da Biodiversidade. Neste dia, criado pela ONU em 1993, celebramos a variedade de formas de vida no planeta: fauna, flora, microorganismos, etc. Até hoje foram identificadas cerca de 1,7 milhões de espécies vivas; entretanto, o número exato de seres vivos ainda é desconhecido. A atividade humana de exploração predatória e a poluição fazem desaparecer espécies sequer descobertas pelo homem. Podemos dizer que danificamos o meio ambiente como quem formata um computador sem conhecer uma série de arquivos que poderiam ser muito úteis. Assim, o homem destrói uma série de elementos que poderia servir para seu próprio desenvolvimento.


O dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, foi também criado pela ONU, em 1972, como fruto da mobilização de diversos países em prol da natureza. Inspira, portanto, não apenas a reflexão, mas a mobilização geral em torno das causas ambientais.


(Texto extraído de folheto educativo, distribuído pela revista GEO Brasil, em seu ANIVERSÁRIO DE UM ANO, nos parques do Instituto Butantan, em São Paulo – SP, em parceria com o Instituto e a Prefeitura Municipal.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário