Clique nos links abaixo ou utilize a barra de rolagem


- Datas para celebrar
- O que é o Action Day? (Edições anteriores e calendário mundial multilingue)
- Action Day Brasil 2010
- Biodiversidade no NING
- Twitter - Fale com: revistageo@escala.com.br


Realização 2011: Revista GEO, Instituto Butantan

terça-feira, 27 de abril de 2010

Action Day no Brasil

Uma ação pequena, simbólica e que, se multiplicada...


TEMA: Conservação e uso sustentável da biodiversidade do Cerrado


Objetivo: Dar visibilidade a formas de conservação e uso sustentável da biodiversidade do Cerrado a partir da experiência de extrativistas de Goiás (GO) que transformam e beneficiam os produtos dando origem a uma lucrativa culinária baseada em produtos locais.


Trata-se dos coquetéis e lanches ecossociais da Central do Cerrado, preparados junto ao grupo de mulheres Sabor do Cerrado, composto por 11 mulheres do assentamento Colônia I e surgiu em 2002 a partir do apoio do Grupo de Trabalho sobre Reforma Agrária (GTRA), da Universidade de Brasília (UnB). O Assentamento Colônia I está localizado no Município de Pe. Bernardo, a 70 km de Brasília, próximo ao Povoado de Monte Alto.


Atividades:



10h30: mini-oficina de gastronomia com as cozinheiras da Associação Sabor do Cerrado e com um chef de cozinha da Convivium Slow Food.


12h30: ALMOÇO
Tarde:
14h00: Debate sobre a produção, divulgação e comercialização de produtos da sociobiodiversidade do cerrado (potencialidades e entraves)


(apresentações de 20’ da Associação Sabor do Cerrado, ISPN e MMA e debate durante 1h15)


16h30: Lanche com produtos do Cerrado e encerramento.


17h15: Retorno dos participantes a Brasília.
Material: Folder sobre o Biodiversity Day com apresentação do Grupo Sabor do Cerrado e 10 receitas com ingredientes do Cerrado

Realização: Revista GEO, ISPN, Ministério do Meio Ambiente, GTZ


Público alvo: Pesquisadores de universidades, mídia local/regional/nacional, parceiros efetivos e potenciais locais/regionais, representantes de secretarias de agricultura e meio ambiente municipais, entre outros.



 Manhã:


08h30: saída para campo para reconhecimento das espécies nativas do Cerrado com as quais as mulheres trabalham e para conhecer a área de plantio agroecológico do Assentamento Colônia I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário